CONCURSO DE ESTAMPAS

Do lado de dentro.

-SOBRE-
O concurso de estampas Do lado de dentro. é uma realização da Frente Verso Encadernações Especiais e Editora Ltda., sediada em Belo Horizonte.
O concurso de estampas para cadernos "Do lado de dentro" nasceu para estimular a reflexão sobre o isolamento social pelo qual estamos passando e para fortalecer/criar uma rede de pessoas com bandeira de amor.
TEMA
Põe um tapete escrito
bem vindo
na porta de casa
Do lado de dentro
 
Do lado de dentro mora o Amor
Do lado de dentro vivem as grandes ideias
Do lado de dentro estão as surpresas
que o universo tem para você
Do lado de dentro está o silêncio
onde tudo habita, 
onde tudo ainda está por acontecer
Do lado de dentro está o mais precioso
 
Desfrute.
Fique do lado de dentro.
Fica em Casa.
 
Poema de Beatriz Myrrha @beatrizmyrrha
 
 
SELEÇÃO DO VENCEDOR & PREMIAÇÃO
Os trabalhos inscritos no concurso foram avaliados por uma equipe de 8 curadores convidados e a diretoria da Frente Verso Encadernações, que escolheram os 3 trabalhos que atendam à proposta. As estampas vencedoras foram as de Luiza Máximo, Leticia Mendonça Fiuza e Alice Masago.

Os trabalhos escolhidos serão aplicados na capa de um caderno e produzido pela Frente Verso Encadernações, com tiragem de 10 exemplares. Na guarda do caderno estarão registrados o nome do autor, data e demais informações sobre o concurso.

O primeiro colocado mais votado, receberá o valor de R$300,00 em dinheiro e 10 cadernos personalizados com sua estampa. Segundo e o terceiro receberão os 10 cadernos personalizados com sua estampa. Os trabalhos vencedores e seus autores serão divulgados no perfil da Frente Verso Encadernações, nas redes sociais.

 

O resultado do concurso foi divulgado em nosso perfil do Instagram @frente_verso.

MARY ARANTES CURADORIA 

Mary Arantes é designer de bijus, foi estilista e proprietária da Mary Design Bijuterias. É escritora, seu livro de poesia “As preciosas Coisas Banais” é a cara do que pensa e como vive. Seu maior hobbie é ser jardineira! Na Rádio Itatiaia, nas tardes de quinta feira, tem espaço garantido para o Prosa Poética. Tem 63 anos e se tornou uma influenciadora sênior, resultado de uma rede de relacionamentos trabalhando com ações sociais e na moda por mais de 30 anos, onde foi diretora do Sindijóias (sindicato de joias e bijus). Na Fiemg foi consultora e diretora criativa do Minas Trend e também no Sebrae, onde trabalhou em várias regiões do país, como curadora de artesanato e design. Faz aulas de literatura há 14 anos e nas leituras de escritores de minorias, se descobriu ativista, e hoje luta por causas sociais. É criadora e curadora do evento Quermesse da Mary, evento de arte, moda, design e gastronomia que apoia os pequenos produtores.

BERNARDO LESSA CURADORIA 

Ligado a formas, a cores, ao equilíbrio como um todo, Bernardo Lessa atua como designer gráfico desde 1983. Foi diretor de arte na Setembro Propaganda e designer na New360, onde pode criar suas raízes, crescer e ser reconhecido, com vários prêmios. Destacam-se os seguintes trabalhos: Prêmio Marcantonio Vilaça CNI SESI SENAI - identidade visual da premiação para artistas contemporâneos, sinalização do evento, catálogo e demais peças gráficas; Identidade visual Noturno nos Museus edição 2018; Livro Museu do Oratório.Prêmios recentes: 15º Anuário do Clube de Criação de São Paulo (2000), Medalha de Ouro no Livro "Imagens do Grande Sertão" e no Logotipo e peças para o Museu do Oratório.

SOFIA MYRRHA 
DESIGN E CURADORIA 

Sofia Myrrha é designer na vida. Seu trabalho vem se desenvolvendo com integridade, força, leveza e empatia. Suas matérias primas são a arte, o desenho, a poesia, a música, a dança e a valorização do ser como um todo. Princípios presentes na sua vida desde sempre. A observação constante dos comportamentos e sentimentos a leva pelos caminhos de contar histórias, fazendo com que o design, mais que um facilitador de leituras, se torne o  fio condutor que desvela o que há de mais puro e original na alma das pessoas e seus fazeres. Hoje, vive no sul da Itália onde trabalha como freelancer.

LÚCIA NEMER CURADORIA 

Designer, dedica-se à criação voltada para o universo do design gráfico, assim como, para a linguagem autônoma e artística. Em 2010 se associa ao designer Martuse Fornaciari e abrem o escritório Nemer Fornaciari Design. Atuam em diversas frentes do design, sobretudo na área editorial, desenvolvendo projetos para empresas e instituições brasileiras.  www.nemerfornaciari.com

JOANA ALVES CURADORIA 

Joana Alves é especialista em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas pela Escola de Design Universidade do Estado de Minas Gerais. Possui graduação em Design Gráfico e, desde 2002, é professora efetiva na mesma instituição, na qual leciona as disciplinas Materiais e Processos de Produção I e II. Atua também como professora orientadora de projetos de conclusão de curso de Design Gráfico e de projetos de pesquisa e extensão no Laboratório de Design Gráfico - LDG. É sócia-proprietária da Muquito Design e designer produtora gráfica na OESTE Design [antiga LAB Design]. Possui projetos publicados no Anuário do Clube de Criação de Minas Gerais 2004 e 2005), nos Catálogos da Bienal Brasileira de Design, promovida pela Associação de Designers Gráficos do Brasil (2014 e 2017) e premiados internacionalmente no iF Design Awards (2017), no Red Dot Communication Design (2016) e no Prêmio Lusófonos de Criatividade (2016).

GUILI SEARA CURADORIA 

Guili Seara é designer gráfico há 30 anos, com intensa atuação nas áreas editorial, de arte e cultura. Dos muitos trabalhos que vem desenvolvendo, destacam-se os projetos para espetáculos do Grupo Corpo há mais de 25 anos, assim como, capas de CDs e DVDs para as trilhas criadas pelos artistas: Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Tom Zé, José Miguel Wisnik, João Bosco, Lenine, Moreno Veloso, Kassin e Domenico, Skank, Orquestra Filarmônica com Marco Antonio Guimarães, Meta Meta e Gilberto Gil (2019).

É ganhador de 40 prêmios nacionais e internacionais na área de design e imagem, dentre estes, dois prêmios pelo Instituto de Altos Estudos em Artes Plásticas da França (1989 e 1990), XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia em 2013, com o projeto do livro Memorabilia da casa do Azevedo de Márcia Charnizon.

LAÍS & CAU 
COORDENAÇÃO E CURADORIA 

Cau e Laís são designers e criaram a Frente Verso Encadernações Especiais em 1998, para atender às pessoas que procuravam produtos exclusivos, personalizados.

Nesses 22 anos, participaram na produção de trabalhos lindos;  livros e caixas com projetos especiais de designers e artistas de Belo Horizonte. De 2 anos pra cá, começaram a investir em produtos próprios, que são vendidos na @patriciadedeus e na @polvilho_edicoes e também na loja virtual da Frente Verso.

O concurso de estampas foi pensado para fazer emergir um movimento de criatividade e reflexão, nesses tempos em que vivemos no limiar das mudanças internas e externas, experimentando a impermanência e, por isso mesmo, buscando nossas bagagens para seguir em frente.

-EQUIPE-

PATRICIA DE DEUS 
PARCERIA & CURADORIA

É uma pessoa apaixonada pelos detalhes, pela beleza das pequenas coisas, pelo feito à mão… Apreciadora do design, da arte, do artesanato e do bordado, abriu a loja Patrícia de Deus Ideias e Papéis em 2010, motivada pelo sonho de oferecer a BH um espaço aconchegante e repleto de encantamento, das belezas criativas produzidas pelos designers locais. 

O design sempre esteve na essência da loja, desde o primeiro dia. Produtos exclusivos, concursos e o acompanhamento próximo de profissionais da área para pensar junto em cada novo passo. Com o tempo, foi incorporando também elementos de artesanato, bordado e arte. Ao longo dos 10 anos de existência da loja, sempre esteve em contato com novidades, buscando tendências, novas parcerias, referências, seja pesquisando, seja fazendo curadoria. 

Em um momento tão difícil e complexo para todos, de novos desafios e demandas frequentes por ações que aproximem as pessoas, está absolutamente encantada e honrada com a possibilidade de fazer parte do belo concurso idealizado pela Frente e Verso. Uma ideia que valoriza a produção local e estimula a criatividade, tão necessária para esses novos tempos. E torcendo, verdadeiramente, pelo sucesso de todos os participantes - curiosa para ver os belíssimos trabalhos que serão produzidos.

ANA ROCHA 
PARCERIA & CURADORIA

Ana Rocha é natural de São Paulo, porém, vive e trabalha em Belo Horizonte. Formada em artes visuais, pela Belas Artes de São Paulo e pós-graduada, pela Escola Guignard. Há dez anos investiga, coleciona e produz livros de artista. Em 2012, criou a @polvilhoedicoes, editora independente vocacionada para o desenvolvimento do trabalho autoral, tanto no que diz respeito aos processos criativos das obras quanto aos modos e meios de sua produção, publicação e distribuição. Responsável pela criação e produção gráfica da editora, de lá pra cá, auto publicou ‘Jardim do Seu Neca – Inventário Botânico Afetivo’, ‘Queloide – poemas cicatriciais’, ‘Niebla – poemas sedimentais’ e ‘Howhy’. Além dos projetos que desenvolve para a editora Polvilho, Ana vem realizando outros trabalhos artísticos, em que incorpora, principalmente, o bordado e a colagem como meios expressivos.

BEATRIZ MYRRHA 
PARCERIA & ARTISTA

Beatriz Myrrha, ganhadora do Diploma de Honra ao Mérito pela Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte, por suas três décadas de narração de histórias, é musicista formada em Licenciatura em Educação Musical, pela Universidade do Estado de Minas Gerais e com formação em bacharelado em canto pela UFMG. Atriz formada pela Fundação Clóvis Salgado; Yogaterapeuta, formada por Swami Sarvãnanda (Georg Kritikos). Atua como educadora de música e narração de histórias para crianças, jovens e adultos, desde 1990; dá cursos de formação de contadores de histórias e de formação musical para artistas, professores, bibliotecários, pais, terapeutas, guias de turismo, palestrantes, entre outros; apresenta-se como contadora de histórias, atriz, diretora cênica, roteirista, mestre de cerimônias, musicista, palestrante em espaços públicos, praças, escolas, bibliotecas, empresas, hospitais, casas de apoio, asilos, creches, feiras, museus e eventos. Foi coordenadora, curadora e apresentadora, de 2007 a 2010, dos projetos “Feira de Histórias”, “Feira do Choro” e “Conto Sete em Ponto”, em BH.  Curadora e apresentadora do “Era uma vez no MMM...” no Museu das Minas e do Metal, em BH. Participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais. É fundadora e  maestrina do @coraldosdesafinados e está sempre nos encantando através do seu canal no Youtube Beatriz Myrrha.

---

Rua Prados 46  Carlos Prates

Belo Horizonte  MG 30710 300

31 3468 6413  |  31 999 939 025 

frenteverso@frenteversobh.com.br

CNPJ 02.794.479/0001-00